Wooden door locks are a popular choice for both interior and exterior applications due to their natural beauty and versatility. However, a wooden door is only as secure as its lock. In this article…
Evento quer transformar a cidade de São Paulo no principal celeiro das discussões para o combate à fome no mundo
A frase do chef Alex Atala deu o tom do lançamento do FRU.TO, uma iniciativa que reunirá nos dias 26 e 27 janeiro de 2018, na Unibes Cultural, 30 das mais brilhantes mentes dos ramos da sustentabilidade, ciência, gastronomia e representantes da indústria para debater alternativas de como alimentar com qualidade 8,6 bilhões de pessoas até 2030 (previsão da ONU).
A iniciativa é resultado das andanças e pesquisas de Atala e do produtor cultural Felipe Ribenboim que se juntaram para colocar a temática da alimentação na agenda com a importância que ela merece.
O anúncio do evento acontece num momento crítico para a segurança alimentar no Brasil. O Governo Federal ameaça retroceder no controle, por conta de acordos com a bancada ruralista, e permitir que agrotóxicos proibidos em outros países, inclusive a China, sejam vendidos por aqui. Desde 2008, o país é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.
A iniciativa ganha uma importância ainda maior ao trazer para o ambiente urbano — onde vive a maior parte dos consumidores — informações que ajudam as pessoas a perceber o poder que elas tem de mudar uma situação simplesmente escolhendo o que vão colocar no prato.
Um dos pontos é a questão do desperdício de alimentos. Os organizadores do Fru.to enfatizam que uma grande transformação já seria possível, simplesmente com a diminuição da comida que é jogada fora.
“Aquela abobrinha que você esqueceu na geladeira, aquela fruta que você deixou estragar porque achou ela feia… e assim por diante”. São dezenas de exemplos de alimentos que vão para o lixo quando poderiam estar em outros pratos.
Mas quais as soluções que o evento trará para a pergunta que o motivou: ” Como alimentar um planeta inteiro?”.
Outro exemplo citado pelo chef é o dos produtores de arroz do Vale do Paraíba, São Paulo, que foram incentivados a produzir diferentes variedades e hoje são uma referência nacional e internacional. Eles estão produzindo tipos raros como o arroz vermelho, arbóreo, basmati, miniarroz entre outros.
Grandes nomes nacionais e internacionais já estão confirmados para o evento como neurocientista brasileira cientista Suzana Herculano-Houzel, a documentarista e neta de Jacques Cousteau Celina Cousteau, o surfista e fundador da Waves For Water Jon Rose entre outros. Em breve, a programação completa estará disponível. Mas serão apenas 300 participantes nas atividades presenciais mas o evento terá transmissão aberta e ao vivo pela Internet.
São muitas as questões envolvidas que estarão nas mesas de debates como o papel das indústrias que primam pela quantidade e não pela qualidade, cultura e sabedoria dos povos originários, o uso dos recursos naturais na produção de alimentos e o comércio de orgânicos em larga escala entre outras.
Os idealizadores do Fru.to querem que a discussão sobre os alimentos saia do âmbito do seminário e ganhe outros palcos na cidade: restaurantes, empresas, escolas, comunidades… O importante é espalhar a questão do alimento para muito mais pessoas e fóruns. E vai além: transformar a cidade de São Paulo — e o Brasil — no centro da busca de soluções para resolver o problema da fome no mundo.
Data: 26 e 27 de janeiro de 2018
Capacidade: 300 convidados
Transmissão: Ao vivo pela internet
Yesterday my wife and I celebrated our nine year anniversary. When we got married, we promised each other we would pause every once in a while and take time to look at the stars. This was not meant…
A sociedade me disse que aos 40 estaria velha (o que é ser velha?), e que deveria estar conformada com a vida, tendo uma casa própria, carro, dinheiro, estabilidade no trabalho e posição social.⠀ O…
February continues to fill our podcast feeds with even more new content, with fourteen new additions this month (that we could find!). While D&D is always a popular system to use in podcasts, this…